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Como conquistar mais clientes usando o case de sucesso da sua agência

02 October de 2018 - 16:08

Conquistar mais clientes é o que toda agência de publicidade quer, especialmente em momentos como o que estamos vivendo de baixo crescimento da economia no Brasil.Como fazer isso se a concorrência não para de crescer — inclusive profissionais freelancer agora são concorrentes? Eis a questão!Neste artigo, vamos te mostrar como você pode transformar a sua própria agência em um case de sucesso para que seus clientes se identifiquem com ela e queiram contratar seus serviços. Acompanhe!

O que é um case de sucesso


Case de sucesso é um método que envolve identificar os casos mais e menos bem sucedidos em uma empresa, examiná-los detalhadamente e comunicá-los ao mercado. Essa abordagem foi desenvolvida por Robert Brinkerhoff para avaliar o impacto das intervenções organizacionais, como treinamento e coaching. Posteriormente, passou a ser usado em estratégias de marketing e vendas.Na prática, trata-se de uma abordagem útil para documentar histórias de impacto e gerar identificação no público-alvo. Dessa forma, empresas, especialmente prestadoras de serviço, conseguem demonstrar seu valor para potenciais clientes, justificar a precificação de suas ofertas, solidificar uma boa imagem positiva no mercado, entre outros benefícios. Basicamente, um case de sucesso é realizado em cinco etapas:

  1. Planejamento de um estudo de caso de sucesso — escolha de um cliente que conseguiu excelentes resultados com os serviços da sua agência, e que esteja disposto a dar seu depoimento;
  2. Criação de um “modelo de impacto” que define o sucesso — por exemplo, a escolha de como o case será construído; se será textual, em vídeo ou áudio ou, ainda, a junção desses três formatos;
  3. Entrevista com o cliente e com os profissionais da agência envolvidos no projeto;
  4. Comunicação das descobertas, conclusões e recomendações.


Como um case de sucesso próprio pode ajudar a conquistar mais clientes


De acordo com o Panorama das Agências Digitais 2018, realizado pela Resultados Digitais em parceria com a Rock Content, 78,3% das aquisições de novos clientes realizadas pelas agências de marketing e publicidade se dá por meio de indicações de clientes e 63,3% acontecem quando parceiros de negócios indicam.Essas estatísticas mostram o quanto as empresas levam em consideração os casos de sucesso na hora de escolher uma agência. Logo, produzir e publicar cases de sucesso é uma estratégia que gera resultados.No entanto, muitas vezes, os clientes são um pouco reticentes na hora de contar suas histórias, especialmente quando elas envolvem problemas graves de posicionamento de marca. É aí que transformar a história da própria agência em case de sucesso é bastante útil.Afinal, as estratégias usadas para ajudar os clientes a vender mais e a se posicionar em um mercado de sucesso também são aplicadas na sua agência, não é verdade?

Passo a passo para montar o case de sucesso da sua agência


Confira, a seguir, um passo a passo básico que você pode usar para montar o case de sucesso da sua agência!

1. Monte um projeto de construção do case


Comece pensando em como a história de sucesso da sua agência será contada. Pense, por exemplo, no formato do case, se ele será em forma de texto, texto ou áudio. Seja criativo, afinal, sua agência deve mostrar criatividade e inovação.Estabeleça um cronograma para a produção do case, identifique quais profissionais vão trabalhar nele, onde eles vão encontrar as informações, que tipo de dados priorizar etc. Com um projeto que tem começo, meio e fim, todos os envolvidos sabem exatamente que objetivos devem ser atingido, de que maneira trabalhar e como vão mensurar os resultados.

2. Coloque sua equipe para trabalhar no case


Envolva os profissionais criativos, o pessoal da tecnologia, os redatores, enfim, todas as pessoas da sua equipe que julgar necessárias, na construção do case. O ideal é distribuir tarefas específicas para cada uma delas. Por exemplo, o pessoal responsável por social media pode levantar as métricas e os resultados obtidos nas redes sociais. Os redatores se encarregam de interpretar os dados e transformá-los em uma história com apelo para o público-alvo. O time de TI pode pensar no desenvolvimento de um hotsite, e assim por diante.

3. Abra os resultados da sua agência ao público-alvo


É muito importante que o case de sucesso da sua agência demonstre claramente quais foram os resultados obtidos com as estratégias utilizadas (Inbound Marketing, Content Marketing, Adsense, Remarketing, E-mail Marketing etc.).O público-alvo está interessado em como sua agência fez para conquistar mais clientes. Se você não tiver números para apresentar, a história vai ficar pouco crível e pode não atingir seu objetivo.

4. Faça seu case reverberar


Depois de produzir o case de sucesso, é importante que ele chegue até o público-alvo. Produza blog posts, patrocine histórias nas redes sociais, coloque seu case nos primeiros resultados de buscas do Google etc.Uma boa tática é aproveitar blogs e portais que cobrem marketing e publicidade para publicar seu case de sucesso. Envie aos editores dessas publicações e coloque-se à disposição para conceder entrevistas, por exemplo. Quanto mais seu case reverberar, mais chances ele tem de atingir o público-alvo e atrair leads qualificados.

5. Apresente o case para o time de vendas e combine o discurso


Por fim, não esqueça de fazer com que todo o time da sua agência conheça o case de sucesso e saiba como contá-lo. Isso é especialmente importante para o time de vendas. Os vendedores devem conhecer bem como sua agência atingiu os objetivos, quais foram os métodos e as ferramentas utilizadas. E eles precisam usar isso para fazer com que seus prospects se identifiquem com o projeto.Para tal, combine um discurso bem alinhado com o objetivo de conquistar mais clientes usando o próprio case da agência como “isca”. Dessa forma, todos os profissionais de vendas vão contar a mesma história. Não esqueça de alinhar isso também com seus parceiros de negócios (outras agências com as quais você trabalha em conjunto, por exemplo).Que tal, você já faz da sua própria agência um case de sucesso? Isso tem ajudado a conquistar mais clientes? Deixe seu comentário