Vá de Táxi

Como inserir a mobilidade urbana nos projetos corporativos e potencializar resultados

21 March de 2019 - 16:53

Costumamos ver a mobilidade urbana como algo unicamente relacionado ao meio-ambiente e ao bem-estar das pessoas. Nos últimos anos, contudo, cresceram as discussões sobre como ela influencia a economia e o futuro dos negócios.Você já parou para pensar que a boa gestão de mobilidade urbana pode redefinir a execução dos projetos da sua empresa?Sobre isso vamos ajudá-lo a refletir neste artigo. Continue lendo para entender como pode potencializar seus projetos corporativos inserindo a mobilidade urbana na estratégia!

A relação da mobilidade com os resultados corporativos

O transporte desempenha um papel essencial na prosperidade econômica sustentada de uma empresa. E isso está intimamente ligado com a mobilidade urbana, uma vez que dispôr dos melhores carros ou dos melhores serviços de transporte não é suficiente se há longos engarrafamentos nos grandes centros.Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo da Quanta Consultoria, todos os anos o Brasil perde mais de 265 bilhões de reais em congestionamentos. Literalmente, o dinheiro fica retido em um trânsito que torna as viagens de profissionais e mercadorias mais lento e, portanto, mais caro.Os problemas de mobilidade urbana, aliados aos altos preços dos combustíveis e a custos elevados de manutenção dos veículos, precisam ser superados. Sim, o poder público tem sua parcela de culpa, mas diante de sua pouca capacidade de oferecer soluções, cabe também à iniciativa privada encontrar meios de lidar com essa realidade. Do contrário, empresários e profissionais liberais seguirão perdendo dinheiro.

A relação da mobilidade urbana com os projetos de negócios

Se olharmos um pouco mais especificamente para os projetos corporativos, vemos que a gestão de mobilidade urbana é um tema que as empresas devem assumir como importante. Ao realizar eventos, ao fazer visitas aos clientes e fornecedores, ao enviar e receber mercadorias, os negócios estão fazendo uso da mobilidade urbana. Logo, os custos envolvidos nisso — financeiros, mas também de imagem, entre outros — também devem ser otimizados.Cada vez mais, as organizações têm aproveitado a tecnologia para tornar seus projetos mais móveis. Com a implementação de sistemas na nuvem, deslocamentos de profissionais para trabalho remoto já são uma realidade do cotidiano corporativo. É preciso otimizar os tempos de viagens, evitar atrasos ou cancelamentos de visitas e eventos, pois isso eleva os custos e prejudica a competitividade.  

Como tornar a gestão de mobilidade urbana um impulsionador dos projetos da sua empresa

Já entendemos o tamanho do desafio, agora é hora de pensar meios de lidar com a mobilidade urbana de maneira estratégica nos negócios.
Confira, a seguir, nossas dicas para que você consiga fazer da gestão de mobilidade um impulsionador dos projetos da sua empresa.

Use o táxi para os deslocamentos

Incentivar os membros do projeto a deixarem os veículos particulares em casa é uma boa escolha. Ofereça corridas de táxi para garantir conforto e segurança. Assim eles não atrasam para chegar ao trabalho ou para visitar um cliente, por exemplo.O custo benefício disso é visível. Veja o exemplo da maioria das capitais brasileiras: elas têm um corredor exclusivo para o ônibus e, na maioria delas, os taxistas também podem usar essa faixa exclusiva. Logo, o tempo de deslocamento é reduzido, o que também diminui o stress dos profissionais. Aqui na VDT, nós temos uma área 100% dedicada a projetos empresariais. Trabalhamos, por exemplo, com as seguintes abordagens:

Carro Fácil


Utilização de táxi no programa de carro por assinatura, em casos de revisão, retirada, sinistro do veículo e nos dias de rodízio. → Valor agregado ao programa oferecendo benefício diferenciado, com controle de utilização e redução de custo, além de menor quantidade de veículos na rua.

Porto Socorro


Em parceria com a Porto Seguros, fornecemos táxi para transportar o segurado no momento de sinistro ou pane com seu veículo. → Redução do SLA, redução de custos em 50% para as empresas parceiras, trocando a frota de atendimento convencional por táxi. Controle de utilização e análise de fraude.

Carro Extra


Opção de utilização de táxi enquanto o veículo do segurado está em reparo — em vez de ter que alugar um carro. → Redução de 30% de gastos para a empresa parceira. Controle de utilização, podendo limitar valor e dias ofertados além de alertas de controle de uso.

Monte uma estratégia de mobilidade urbana para projetos específicos


O tempo em que a única maneira de chamar um táxi era levantando o dedo na rua acabou. Os taxistas já se adequaram à transformação digital e estão aderindo aos aplicativos. E isso traz uma série de vantagens para os usuários e para as empresas. Em outras palavras, trata-se da união do esforço de mobilidade corporativa com a tecnologia. Digamos que você está preparando um evento que vai reunir colaboradores, clientes e fornecedores. E quer oferecer transporte para eles, ou para parte deles. Em vez de contratar táxis aleatórios, você pode fazer contato com a Vá de Táxi para fechar um pacote de transporte. A área de projetos da Vá de Táxi pode desenhar um plano de uso inteligente de táxi sob medida para a sua necessidade. Por mais específica que ela seja. Com isso, você poderá:

  • determinar o valor e a data das corridas — caso o valor seja maior do que você pré-definiu, o passageiro paga a diferença da forma que preferir; caso seja menor, você não paga o valor inteiro;

  • ter as corridas faturadas para sua empresa;

  • acompanhar tudo por meio de relatórios dentro da plataforma;

  • receber apoio de um de nossos executivos de relacionamento;

  • garantir conforto e segurança para seus passageiros, pois todas as nossas corridas têm seguro. E muito mais!

Que tal, você já consegue visualizar como a boa gestão de mobilidade urbana pode potencializar resultados em seus projetos corporativos? Faça contato conosco agora e veja como podemos ajudá-lo!