Vá de Táxi

Como orientar seus colaboradores para reduzir custos com viagens?

14 December de 2018 - 10:45

Reduzir custos com viagens não pode ser uma preocupação só do pessoal do administrativo ou das lideranças. É fundamental que os colaboradores, usuários diretos do serviço, se engajem nesse esforço.Mas como fazer isso? Que táticas podem ser usadas pela direção da empresa para criar uma cultura de menos desperdício e melhor aproveitamento em termos de custos e qualidade das viagens corporativas?Sobre isso vamos te ajudar a refletir ao longo deste artigo. Confira!

Seus colaboradores são conscientes da necessidade de reduzir custos com viagens?


Uma das tarefas mais difíceis da gestão de pessoas é criar conscientização sem ser ou parecer impositivo. As empresas mais modernas fazem uso de métodos e táticas de comunicação e sensibilização, pois sabem que os profissionais tendem a ser mais receptivos quando se sentem parte dos desafios do que quando recebem ordens.Nesse sentido, é interessante que a direção e as lideranças das equipes se perguntem até que ponto seus liderados sabem da importância de reduzir custos com viagens. Muitas vezes, os deslocamentos geram stress, fazem com que os profissionais passem dias longe da família e a última coisa que eles querem pensar é se a empresa está gastando demais com suas viagens. Não significa que essa deva ser uma missão unicamente de quem lida com os números advindos dos gastos com táxi, bilhetes aéreos, entre outros serviços de transporte. Conscientizar e engajar são dois verbos que devem ser trabalhados com bastante criatividade nesse esforço.

Como você pode orientar os colaboradores para reduzir custos com viagens?


Confira, a seguir, duas ótimas dicas para driblar esse problema e fazer com que todos os viajantes (frequentes ou esporádicos) do seu negócio ajudem na redução de gastos.

Capriche na comunicação do desafio


Há muitas empresas que só tratam do tema quando ele já está fora do controle: os gastos com viagens já extrapolaram o orçamento disponível, por exemplo.Isso é um erro. Como tudo em uma organização, é importante trabalhar com planejamento e prevenção. Logo, ter uma comunicação direta sobre o assunto faz toda a diferença.Se a empresa tem uma política bem definida, se cada área tem um orçamento pré-aprovado e se a prestação de contas está funcionando corretamente, é importante sempre emitir comunicados de reforço. As pessoas tendem a “ligar o piloto automático” quando acreditam que tudo está sob controle.Use a intranet, as redes sociais e publicações internas (jornal mural, revista etc.) para lembrar os profissionais da importância de não desperdiçar os recursos disponíveis para viagens. E também esteja atento para receber feedbacks e dicas dos próprios colaboradores, afinal, são eles que fazem os deslocamentos e podem trazer ideias realmente agregadoras sobre o tema.

Crie mecanismos de transparência na prestação de contas


Uma outra maneira de orientar os profissionais sobre a importância de reduzir custos com viagens é tornando o processo de prestação de contas mais transparente. O uso de serviços onde os colaboradores nem precisam registrar as despesas com táxi, pois todo o processo é automatizado, também ajuda muito. Ao contar com o Vá de Táxi Empresas, por exemplo, eles nem precisam solicitar recibos de papel, pois os gestores têm acesso a uma plataforma onde controlam tudo em tempo real. Quanto mais transparente for a prestação de contas, mais as pessoas entendem a importância de seguir as regras e não esquecer nenhum registro. Isso, com certeza, ajuda a engajar no esforço de reduzir os gastos. Como você tem trabalhado para orientar e conscientizar seus colaboradores para reduzir custos com viagens? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!