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Como reduzir custos com táxi na sua empresa em até 60%?

26 April de 2018 - 17:34 - by Vá de Táxi

Reduzir custos com táxi é, ou deveria ser, uma meta nas empresas modernas. Afinal, negócios que custeiam deslocamentos de colaboradores, clientes e parceiros de negócio gastam bastante dinheiro com esse meio de transporte. A boa notícia é que foi-se o tempo em que os gestores dependiam de uma única forma de utilização do táxi — estavam sujeitas aos preços únicos cobrados pela categoria. Sobre isso vamos refletir ao longo deste artigo. Continue lendo para ver algumas dicas que podem ajudá-lo a reduzir custos com táxi em até 60%!


Dicas para reduzir custos com táxi: Estabeleça uma política de uso


Um dos erros dos gestores administrativos é tratar a utilização do táxi como algo sem muita estratégia. É preciso ter regras claras para o uso do transporte corporativo. E como sabemos, as normas empresariais só funcionam quando há uma política. Sem uma política clara, o famoso “eu não sabia” pode caber na hora em que as diretrizes são desrespeitadas — ou por descuido ou por negligência. Aqui estão algumas regras que as empresas mais bem-sucedidas fazem constar em suas políticas de utilização de táxi:

  • quais são os colaboradores autorizados a utilizar táxi com reembolso da empresa;
  • de que forma o táxi deve ser acionado;
  • como os custos são reportados para a área administrativa;
  • quais são os limites (monetários e número de vezes) para que o benefício seja utilizado;
  • datas de apresentação de comprovantes (notas e cupons fiscais, por exemplo);
  • datas de reembolso;
  • formas de reembolso etc.
Ao estabelecer a política, os gestores estão trabalhando para inibir abusos. Eles também conseguem ter um controle mais efetivo dos custos, inclusive podendo guardar históricos para fazer comparativos e traçar planos de ação. É fundamental que a política seja comunicada a todos os beneficiários. De preferência que esteja em um local de fácil acesso para consulta (intranet, rede social interna etc.).


Controle o reembolso como um indicador de negócio


Quanto ao reembolso, é fundamental que ele seja visto como um indicador de negócio. Ou seja, que possa ser quantificado e mensurado com facilidade. Mas também que esteja atrelado às metas de desempenho (individuais e de equipe). Por exemplo, colaboradores que gastam com táxi além dos limites estabelecidos devem ser notificados sobre suas ações. E os valores excedidos podem ser retirados do centro de custo do time, o que pode aumentar o cuidado de todos.


Adote um bom app de táxi


Com a tecnologia disponível hoje, é possível fazer uso de um aplicativo de táxi. Contudo, a oferta é grande, não param de surgir novas opções, o que dificulta um pouco a seleção. É preciso separar o joio do trigo. Para reduzir custos com táxi, é importante que os gestores fiquem atentos a alguns fatores na hora de escolher o aplicativo que os colaboradores devem usar:

  • quantidade de taxistas cadastrados (que atendem por meio do app);
  • cobertura (em quais cidades o app já operacionaliza);
  • tarifas;
  • possibilidades de valores diferenciados para B2B;
  • usabilidade (se o app é fácil de usar);
  • possibilidade de controle pela administração da empresa (dashboard gerencial, relatórios gerenciais etc.);
Usando um bom app de táxi, as empresas conseguem diminuir gastos com telefone e também evitam tarifas flutuantes/”dinâmicas” e garantem que seus colaboradores não vão ficar presos no trânsito (como acontece com os apps em que motoristas comuns fazem serviço de transporte — eles não têm direito a usar o corredor de ônibus, por exemplo).
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