Vá de Táxi

Mobilidade urbana: os desafios para o país e para os empresários

26 June de 2018 - 17:58 - by Vá de Táxi

A mobilidade urbana está se tornando um desafio no Brasil atual. Médias e grandes cidades enfrentam diariamente o excesso de veículos, bem como acidentes de trânsito.Para as empresas isso também acaba sendo um problema. Afinal, atrasos dos colaboradores para ir ao trabalho e também para atender clientes e se reunir com parceiros de negócios podem comprometer a produtividade e a lucratividade.Sobre isso vamos refletir neste artigo.
Continue lendo para ver quais são as cidades mais problemáticas e o que sua empresa pode fazer para lidar com essa realidade!

Mobilidade urbana: os desafios para o país e para os empresários


O conceito de mobilidade urbana remete às condições de deslocamento das populações dentro dos espaços geográficos compreendidos como cidades. Abarca mais que o trânsito de veículos, embora seja neste aspecto que ela tem se mostrado mais problemática. Entre os fatores que colaboram para os problemas relacionados à mobilidade urbana no Brasil, destacam-se a baixa qualidade do transporte público e aumento do número de veículos circulando — intimamente ligada aos avanços econômicas das últimas décadas. Praticamente todas as grandes e médias cidades (acima de 300 mil habitantes) enfrentam engarrafamentos devido ao excesso de veículos e também problemas na infraestrutura viária. Os maiores problemas estão, sem sombra de dúvidas, em metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador e Fortaleza. A urbanização e a concentração industrial nos grandes centros fazem com que milhares de pessoas saiam diariamente dos bairros mais afastados para trabalhar em áreas centrais. Há especialistas que afirmam que o estresse causado pelos problemas de mobilidade urbana impactam diretamente no desempenho dos trabalhadores, o que afeta a produtividade das empresas.

Mobilidade urbana: usando a tecnologia para reduzir os impactos negativos


Além de cobrar políticas públicas para mudar essa realidade, muitas empresas têm trabalhado ativamente para facilitar a locomoção de seus colaboradores no trânsito. Assim, são criados horários flexíveis, trabalho home office etc.Também a tecnologia tem se tornado uma aliada nessa empreitada. A adoção de aplicativos de táxi, por exemplo, ajuda a evitar que os profissionais tenham que utilizar seus próprios automóveis para ir ao trabalho ou para se locomover até os clientes. Utilizar o táxi em São Paulo, por exemplo, significa aproveitar o corredor de ônibus ao invés de ficar preso a longas filas nas principais avenidas da cidade. Empresas que adotam o VÁ DE TÁXI Empresas, por exemplo, podem facilitar a chamada de corridas (tanto por smartphone quanto via desktop) e, ao mesmo tempo, tornar a utilização do serviço mais transparente e controlável. Dessa forma, é possível contribuir com a questão da mobilidade sem elevar os custos do negócio. Como sua empresa está lidando com os desafios da mobilidade urbana? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!